24 de mar de 2011

ESSA DOENÇA É ANTIGA E AINDA RESISTE, POR ISSO NÃO A TUBERCULOSE!!

 Dia Mundial de Combate à Tuberculose

24 de março


O Dia Mundial da TB foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra TB e Doenças Pulmonares (International Union Agaist TB and Lung Disease - IUATLD).

A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 1/3 da população mundial infectada: 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.


O Dia Mundial de Combate à Tuberculose não é uma data para comemoração. É sim uma ocasião de mobilização mundial, nacional, estadual e local buscando envolver todos as esferas de governo e setores da sociedade na luta conta esta enfermidade. É o marco fundamental de uma campanha que dura até o fim do ano corrente, fator fundamental para a intensificação das ações de controle da doença.

No Brasil, a Portaria GM/MS Nº 2181, de 21 de novembro de 2001 transformou esta data no início da Semana Nacional de Mobilização e Combate à Tuberculose que vai até o dia 28 de Março. 
Controle da Tuberculose - O Desafio
No mundo, mais pessoas morrem de Tuberculose que de qualquer outra infecção curável. A cada dia mais de 20 mil pessoas adoecem e 5 mil morrem com este agravo. Vinte e dois países respondem por 80% dos casos. Como complicantes existem a co-infecção com o vírus do HIV (que aumenta o risco de adoecer e morrer) e o problema da resistência medicamentosa (TB-MDR), que é muito mais cara e mais difícil de tratar e vem se espalhando em mais de 20 países.


Qualquer dúvida ou esclarecimentos contactar a Área Técnica de Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde pelo telefone (61)226-2862 (ATPS) ou e-mail tuberculose@saude.gov.br. Aos interessados segue o endereço eletrônico da STOPTB referente ao Dia Mundial de Controle da Tuberculose http://www.stoptb.org/world.tb.day/default.asp

O que vale é o esclarecimento, de alguma forma podendo ajudar o próximo, e muito cuidado pois;

DEIXE A VIDA TE LEVAR E A TUBERCULOSE NÃO

Queria lembrar que este post não se refere a nenhuma referenciação depreciva e nem de experiencia própria apenas uma forma de ajudar e esclarecimento;


ATÉ 


BJS

CAROL EIBEL



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro recadinhos, Obrigada pela visitinha!!!E volte sempre